Pular para o conteúdo

Os Benefícios de dormir do Lado Esquerdo do Corpo para o Sistema Linfático

Se você dorme de lado, considere dormir do lado esquerdo. Veja neste post algumas das vantagens desta posição para dormir, beneficiando muito seu sistema linfático...

Embora a maioria de nós reconheça que dormir o suficiente é muito importante para a saúde geral do corpo, há também a questão de como dormimos. A posição do corpo em repouso desempenha um papel não apenas na qualidade do sono, mas também em termos de estimular o funcionamento adequado do corpo.

A razão é bastante simples, mesmo quando você se deita em um colchão muito macio, está exercendo pressão sobre o corpo. Embora algumas posições, como dormir de bruços, possam ter efeitos prejudiciais, outras posições podem produzir efeitos mais positivos no corpo.

Dormir do seu lado esquerdo

Embora do lado de fora do corpo os nossos lados direito e esquerdo possam parecer quase idênticos, a estrutura interna mostra uma diferença considerável em termos de como nosso corpo funciona. Dormir do lado esquerdo do corpo trás vantagens que podem trazer vários benefícios positivos.

Veja a seguir algumas das razões pelas quais dormir do lado esquerdo do corpo pode proporcionar uma série de benefícios que ajudarão seu corpo a manter seus níveis de energia, aliviar o estresse e melhorar uma série de funções.

Benefícios de Dormir do Lado Esquerdo do Corpo para o Sistema Linfático

Melhor Função Cardiovascular

Na verdade, existem vários motivos pelos quais a função cardíaca melhora quando você dorme sobre o lado esquerdo. Primeiro, a drenagem linfática é auxiliada pela gravidade e, na verdade, reduzirá o trabalho que o coração deve fazer enquanto você dorme. Em seguida, como a aorta é a maior artéria e está posicionada no lado esquerdo, o coração basicamente bombeia o sangue “morro abaixo” e com a ajuda da gravidade facilita ainda mais a carga de trabalho.

Além disso, o peso dos intestinos deixa de pressionar a veia cava inferior, que é a veia que traz o sangue de volta ao coração. Portanto, de modo geral, dormir sobre o lado esquerdo melhora o funcionamento geral do coração, reduzindo a pressão no sistema circulatório.

O Sistema Linfático

O sistema linfático do corpo é mais dominante no lado esquerdo, onde a maioria dos fluidos drena para o ducto torácico. Enquanto esse processo está ocorrendo, o fluido nos gânglios linfáticos contém várias proteínas, bem como metabólitos, glicose e resíduos que são purificados no sistema linfático antes de serem drenados para o lado esquerdo do próprio coração.

Ao dormir sobre o lado esquerdo, você ajuda a facilitar o processo de drenagem linfática, permitindo que a gravidade faça parte do trabalho. Por outro lado, dormir sobre o lado direito realmente faz com que o sistema linfático trabalhe mais para drenar todo o fluido. Para aqueles que têm problemas com o sistema linfático, dormir do lado esquerdo pelo menos ajudará a drenar adequadamente o excesso de fluidos.

Vantagens e Benefícios de Dormir do Lado Esquerdo

Eliminação Intestinal

Devido ao posicionamento do intestino delgado, a válvula ileocecal ou ICV está no lado direito do corpo, o que leva ao trato intestinal grosso. Por sua vez, o intestino grosso corre do lado direito do tronco, atravessa o estômago e leva ao cólon, que coleta os resíduos.

Ao dormir sobre o lado esquerdo, as partículas de comida em seu corpo que se transformam em resíduos são estimuladas pela gravidade a se moverem através de ambos os tratos intestinais, do intestino delgado para o grosso e do intestino grosso para o cólon. Quanto mais você dorme sobre o lado esquerdo, mais o movimento dos resíduos pode facilitar, o que significa que pela manhã você deve ser capaz de evacuar melhor seus intestinos, dependendo naturalmente de quando fez sua última refeição.

Melhor funcionamento do Baço

Uma parte importante do sistema linfático é o Baço, que também fica no lado esquerdo do corpo. O Baço é muito semelhante a um grande nódulo linfático, mas também filtra o sangue. Quando você dorme do lado esquerdo do corpo, a gravidade ajuda na drenagem para o baço, o que torna seu funcionamento muito mais fácil.

Isso é importante porque o sistema linfático drena todas as células do corpo, mas, ao contrário do sistema circulatório, não tem uma “bomba” como o coração. O sistema linfático usa o movimento corporal e a função muscular para realizar seu trabalho. Ao ajudar o Baço com o uso da gravidade dormindo sobre o seu lado esquerdo, você torna mais fácil para o seu corpo drenar o sistema linfático.

Durma Melhor, Durma do Lado Esquerdo Drenagem Linfatica BH

Porque deitar do lado esquerdo o beneficia depois de uma refeição

Uma sonequinha sobre o lado esquerdo por 10 minutos após comer uma refeição também pode ajudar o corpo a digerir adequadamente os alimentos que você acabou de consumir. Isso ocorre porque deitar-se sobre o lado esquerdo tira a pressão do estômago e do pâncreas, o que melhora a função geral. O alimento é realmente estimulado pela gravidade a se mover através do estômago e as enzimas do pâncreas são liberadas quando necessário e não todas de uma vez.

No sentito oposto, deitar-se sobre o lado direito, na verdade inibe o funcionamento adequado do estômago e do pâncreas em certa medida, o que pode fazer com que o estômago esvazie o conteúdo antes de estar pronto. Além disso, o fígado e a vesícula biliar funcionam melhor quando você se deita sobre o lado esquerdo, porque eles podem secretar enzimas para ajudar a neutralizar os ácidos que se formaram no estômago. Isso significa menos casos de produção de muito ácido, o que pode levar a outros problemas também.

Como deitar sobre o lado esquerdo, na verdade, incentiva o corpo a digerir os alimentos de maneira mais adequada e com menos esforço, você não se sentirá tão sem energia, o que costuma acontecer no meio do dia. Um breve descanso do lado esquerdo pode realmente economizar suas forças e mantê-la mais alerta e energética durante as horas da tarde.

Durante a Gravidez

Benefícios para Grávida de Dormir do Lado Esquerdo durante a Gestação

No início da gravidez, tente adquirir o hábito de dormir de lado. Deitar de lado com os joelhos dobrados é provavelmente a posição mais confortável à medida que a gravidez avança. Também facilita o trabalho do coração, pois evita que o peso do bebê aplique pressão na veia cava inferior que leva o sangue de volta ao coração pelos pés e pelas pernas.

Alguns médicos recomendam especificamente que as mulheres grávidas durmam do lado esquerdo. Como o fígado fica do lado direito do abdômen, deitar sobre o lado esquerdo ajuda a manter o útero longe desse grande órgão. Dormir do lado esquerdo também melhora a circulação para o coração e permite o melhor fluxo sanguíneo para o feto, útero e rins. Pergunte ao seu médico o que ele recomenda.

Dormir do Lado Esquerdo Melhora a Drenagem Linfática em Grávidas e Gestantes

Os Benefícios gerais de Dormir do Lado Esquerdo

Embora os resultados gerais possam parecer sutis no início, os benefícios de dormir do lado esquerdo serão recompensados com o tempo, pois o estresse no corpo à noite é reduzido. Sempre que você pode reduzir o estresse e aumentar a função corporal, naturalmente “paga dividendos” para a saúde geral do seu corpo.

Além disso, deitar-se sobre o lado esquerdo após uma refeição por cerca de 10 minutos pode ajudar, fornecendo mais energia e uma melhor digestão geral, o que pode ajudá-lo a passar o dia. Esse pequeno truque que foi usado pelos romanos há milhares de anos ainda oferece benefícios hoje.

Comece hoje mesmo a dormir do lado esquerdo e de uma força para o funcionamento geral do seu corpo, incluindo o sistema linfático. Se precisar de uma sessão de Drenagem Linfática em Belo Horizonte, entre em contato comigo.

#drenagemlinfaticabh #esteticabhdenise

Drenagem Linfática em Belo Horizonte, entre em contato com a Denise Drenagem Linfatica BH no (31) 99413-9600