Pular para o conteúdo

O que você precisa saber sobre o sistema linfático – a nova fronteira do bem-estar

O que você precisa saber sobre o sistema linfático - a nova fronteira do bem-estar

O vasto sistema linfático ajuda a reduzir a inflamação e a apoiar o sistema imunológico. Veja como manter o seu em boas condições de funcionamento.

Você provavelmente nunca ouviu falar, mas a saúde linfática é considerada a próxima fronteira do bem-estar, pois todos procuramos maneiras de reduzir a inflamação e impulsionar nossa imunidade.

Mas, o que sabemos sobre essa complicada rede de filtragem, além do papel que desempenha quando nosso rosto parece particularmente inchado? O sistema linfático é vasto – a rede de vasos linfáticos serve quase todas as células do corpo.

O Sistema Linfático remove o excesso de líquidos e resíduos dos espaços entre as células e os órgãos do corpo
O Sistema Linfático remove o excesso de líquidos e resíduos dos espaços entre as células e os órgãos do corpo

O Sistema Linfático fica ao lado do Sistema Cardiovascular do corpo, removendo o excesso de líquidos e resíduos dos espaços entre as células e os órgãos do corpo. Ele também suporta nosso sistema imunológico, removendo toxinas e células sanguíneas mortas.

Até a Aparência Melhora com um Sistema Linfático Saudável

Por estar tão intimamente interconectada com os sistemas digestivo e imunológico, significa que qualquer melhoria em nossa saúde linfática terá um impacto positivo direto, enquanto a eliminação do excesso de líquidos, toxinas e resíduos levará a uma aparência mais saudável e esculpida. O papel que desempenha na saúde preventiva é amplamente reconhecido por cada vez mais médicos em todo o mundo.

Até a Aparência Melhora com um Sistema Linfático Saudável
Até a Aparência Melhora com um Sistema Linfático Saudável

Um conceito defendido pelo fato de que a drenagem linfática foi promovida pela primeira vez como terapia na década de 1930 pelo Dr. Emil Vodder, um dinamarquês que descobriu que trabalhar nos linfonodos inchados na face e no pescoço de seus pacientes teve um efeito dramático na descongestionamento do sistema linfático, redução ou cura total de sinusite, eliminando a inflamação, reduzindo dores de cabeça e até melhorando a aparência ao reduzir drasticamente manchas faciais.

Da mesma forma que a tendência à saúde intestinal que nos levou a “enfrentar” alguns alimentos fermentados como os espetaculares chucrute e o kimchi em nome de boas bactérias, o sistema linfático também precisa de um pouco de autoajuda para seguir na direção certa. As paredes dos vasos linfáticos contêm tecido muscular liso que se contrai para empurrar o líquido linfático em direção aos gânglios linfáticos.

O Sistema Linfático não tem uma Bomba como o Coração

No entanto, ao contrário do sistema cardiovascular para o qual o coração atua como bomba, o sistema linfático não tem nada para empurrar o fluido linfático através dos vasos. Dependendo dos músculos próximos para contrair e repassar o fluido, ou seja, mover o corpo é vital. A obesidade tem sido associada à disfunção linfática, por isso é essencial seguir uma dieta saudável e um plano de exercícios.

A Drenagem Linfática é uma técnica de massagem manual com o objetivo de ativar, estimular e purificar o sistema linfático.
O sistema linfático também precisa de ajuda para empurrar o líquido linfático em direção aos gânglios linfáticos

Ignorar nosso bem-estar linfático pode levar a uma infinidade de problemas. “As causas do estilo de vida, como estresse, pouco exercício, desidratação e má alimentação, são apenas algumas das razões pelas quais o sistema linfático pode ficar bloqueado ou parcialmente inoperante.

Acrescente a isso a exposição de poluentes e toxinas que fazem parte integrante da vida humana moderna e é fácil ver por que um sistema projetado para gerenciar principalmente os resíduos metabólicos pode ser facilmente sobrecarregado. Isso pode levar a inchaço, celulite, inchaço, dor nas articulações e fadiga e potencialmente colocá-lo em risco de doença grave.

Os efeitos físicos de um Sistema Linfático lento têm levado clientes em massa a especialistas desde 2017, quando marcas de produtos e cremes para a pele começaram a ser questionadas em favor dos efeitos revolucionários dos mencionados rolos Cristais Gua Sha e de Rolo Jade.

O que são Cristais Gua Sha ou Pedras Gua Sha
O que são Cristais Gua Sha ou Pedras Gua Sha

A pessoas começaram (ou voltaram) a usar essas “antigas ferramenta de beleza” e percebiam que, depois de 10 minutos de deslizamento, fricção e escultura, descobriam uma estrutura óssea que não viam há anos e se “convertiam” desde então.

Drenagem Linfática Facial com Rolo Jade
Drenagem Linfática Facial com Rolo Jade

Pequenos vasos linfáticos requerem mudanças de pressão ao seu redor para fazê-los funcionar. A Drenagem Linfática altera as pressões na pele e pode ajudar a mover líquidos para dentro e ao longo delas.

Movimentos da Drenagem Linfática Facial com Cristais Gua Sha
Movimentos da Drenagem Linfática Facial com Cristais Gua Sha

Três maneiras de Impulsionar sua linfa:

Respirar

Fazemos isso 23.040 vezes por dia, mas existe uma técnica para o bem-estar linfático. Respire profundamente pelo nariz e segure por quatro segundos e expire pela boca por dois segundos. Repita duas ou três vezes ao dia antes de aumentar o tempo. Os exercícios respiratórios criam uma mudança na pressão abdominal e estimulam o fluxo de líquido linfático no peito.

Exercícios de Respiração para Ativar o Sistema Linfático – Vídeo do Canal Baseado em Plantas

Mover

Embora todo exercício seja benéfico, os melhores são movimentos rítmicos lentos para mover a Linfa ao longo do vaso em direção aos gânglios linfáticos. Instrutores de yoga e Pilates, juram que o movimento “vaca-gato” é um dos melhores.

Movimento de Yoga Vaca Gato é ótimo para o Sistema Linfático

Escovar (Dry Brushing)

Sabe aquela escova de cerdas de madeira que todos temos no banheiro? É hora de tirar o pó. “A escovação na pele seca libera toxinas, estimulando pequenos vasos linfáticos que ficam logo abaixo da pele. Antes de tomar banho, comece com as solas dos pés usando movimentos para cima, subindo as pernas e em direção ao coração. Faça o mesmo com as mãos para cima dos braços e repita 3-5 vezes por semana.

A escovação na pele seca libera toxinas, estimulando pequenos vasos linfáticos que ficam logo abaixo da pele

Veja abaixo um vídeo do Canal no Youtube do Portal A Naturalíssima com dicas de como fazer a escovação Dry Brushing. Confira ainda ótimas dicas no Instagram do A Naturalíssima.

Comece já a Impulsionar seu Sistema Linfático

Drenagem Linfatica BH Denise
Massoterapeuta Denise da Drenagem Linfatica BH

Drenagem Linfática em Belo Horizonte, entre em contato com a Denise Drenagem Linfatica BH no (31) 99413-9600