Pular para o conteúdo

Pernas inchadas? Corpo inchado como se tivesse mais quilos?

Pernas inchadas? Corpo inchado como se tivesse mais quilos? É preciso ter atenção à retenção de líquidos, porque ela pode ser um sinal de que algo em seu corpo está com mau funcionamento...

Quem nunca sentiu, ao final do dia, as pernas inchadas, os anéis apertados, os pés a querer rebentar os sapatos como se, de repente, tivesse 10 kg a mais?

Em média, um corpo adulto é composto por 65% de água e, durante as 24 horas do dia, ele tenta equilibrar o total de água necessária ao bom funcionamento do organismo. Quando há déficite de líquido, o corpo começa a desidratar, a reter líquidos e a criar edemas. Por outro lado, quando há líquido em excesso, o corpo entra em sobrecarga.

A maior parte dos líquidos que ingerimos serve para o organismo executar as suas funções biológicas como, por exemplo, hidratar células e libertar toxinas. A retenção de líquidos é o acumulo excessivo de líquido que extrapola das veias e provoca inchaço nas zonas afetadas. Normalmente as zonas mais afetadas são os pés, as pernas, o abdómen e as mãos.

Drenagem Linfática e a Retenção de Líquidos

É preciso ter atenção à retenção de líquidos, porque ela pode ser um sinal de que o seu corpo está com mau funcionamento renal, mau funcionamento cardíaco, alterações hormonais ou do Sistema Linfático. Neste sentido, é sempre aconselhável consultar um médico para identificar com precisão a causa da retenção de líquidos.

Vejo diariamente mulheres com esta patologia aqui em Belo Horizonte. Para grande maioria, o Médicos recomendam uma reeducação alimentar e tratamento de Drenagem Linfática Manual, que tem por objetivo fazer a reabilitação do sistema linfático e sanguíneo, eliminando dessa forma a retenção de líquidos das pernas – aconselho também algumas dicas relevantes que devem fazer parte do seu dia a dia.

Beba chás diuréticos, como chá de casca de abacaxi, de cavalinha ou de hibisco. Procure também alimentos que estimulam a função diurética
  • Controle o consumo de sódio (a OMS recomenda 5 g de sódio por dia).
  • Pesquise os alimentos que contêm sódio, pois ele não existe só no sal. Sopas de pacote, alguns queijos, como o parmesão, embutidos, alimentos em conserva, margarinas com sal, caldos de carne, molho de soja, aperitivos salgados, são alguns dos exemplos onde pode encontrá-lo.
  • Reduza a ingestão de sal ou opte por um sal light ou marinho.
  • Coma alimentos ricos em potássio, como batata, amendoim, amêndoa, pinhão, pistáchio, banana, kiwi, ameixa, melão, melancia, enchidos, queijos, espinafre, tomate, brócolos, pepino, cenoura, beterraba;
Coma alimentos ricos em potássio contra a Retenção de Líquido
  • Reduza o consumo de Alimentos com hidratos de carbono (refrigerantes, pão, bolos e bolachas, gelados…).
  • Consulte o seu médico e tome um suplemento de magnésio, importante para o bom funcionamento do metabolismo e síntese proteica.
  • Evite o sedentarismo.
  • Pratique exercício físico.
  • Evite usar roupa apertada.
  • Faça Drenagem Linfática com regularidade.

Estes são apenas alguns exemplos de hábitos alimentares e cuidados diários que devemos ter no nosso dia a dia.

Drenagem Linfática em Belo Horizonte, entre em contato com a Denise Drenagem Linfatica BH no (31) 99413-9600