Quem nunca sentiu, ao final do dia, as pernas inchadas, os anéis apertados, os pés a querer rebentar os sapatos como se, de repente, tivesse 10 kg a mais?
Em média, um corpo adulto é composto por 65% de água e, durante as 24 horas do dia, ele tenta equilibrar o total de água necessária ao bom funcionamento do organismo. Quando há déficite de líquido, o corpo começa a desidratar, a reter líquidos e a criar edemas. Por outro lado, quando há líquido em excesso, o corpo entra em sobrecarga.
A maior parte dos líquidos que ingerimos serve para o organismo executar as suas funções biológicas como, por exemplo, hidratar células e libertar toxinas. A retenção de líquidos é o acumulo excessivo de líquido que extrapola das veias e provoca inchaço nas zonas afetadas. Normalmente as zonas mais afetadas são os pés, as pernas, o abdómen e as mãos.
Drenagem Linfática e a Retenção de Líquidos
É preciso ter atenção à retenção de líquidos, porque ela pode ser um sinal de que o seu corpo está com mau funcionamento renal, mau funcionamento cardíaco, alterações hormonais ou do Sistema Linfático. Neste sentido, é sempre aconselhável consultar um médico para identificar com precisão a causa da retenção de líquidos.
Vejo diariamente mulheres com esta patologia aqui em Belo Horizonte. Para grande maioria, o Médicos recomendam uma reeducação alimentar e tratamento de Drenagem Linfática Manual, que tem por objetivo fazer a reabilitação do sistema linfático e sanguíneo, eliminando dessa forma a retenção de líquidos das pernas – aconselho também algumas dicas relevantes que devem fazer parte do seu dia a dia.
- Beba muita água.
- Beba chás diuréticos, como chá de casca de abacaxi, de cavalinha ou de hibisco. Procure também alimentos que estimulam a função diurética.
- Controle o consumo de sódio (a OMS recomenda 5 g de sódio por dia).
- Pesquise os alimentos que contêm sódio, pois ele não existe só no sal. Sopas de pacote, alguns queijos, como o parmesão, embutidos, alimentos em conserva, margarinas com sal, caldos de carne, molho de soja, aperitivos salgados, são alguns dos exemplos onde pode encontrá-lo.
- Reduza a ingestão de sal ou opte por um sal light ou marinho.
- Coma alimentos ricos em potássio, como batata, amendoim, amêndoa, pinhão, pistáchio, banana, kiwi, ameixa, melão, melancia, enchidos, queijos, espinafre, tomate, brócolos, pepino, cenoura, beterraba;
- Reduza o consumo de Alimentos com hidratos de carbono (refrigerantes, pão, bolos e bolachas, gelados…).
- Consulte o seu médico e tome um suplemento de magnésio, importante para o bom funcionamento do metabolismo e síntese proteica.
- Evite o sedentarismo.
- Pratique exercício físico.
- Evite usar roupa apertada.
- Faça Drenagem Linfática com regularidade.
Estes são apenas alguns exemplos de hábitos alimentares e cuidados diários que devemos ter no nosso dia a dia.
Drenagem Linfática em Belo Horizonte, entre em contato com a Denise Drenagem Linfatica BH no (31) 99413-9600