Pular para o conteúdo

O que é Drenagem Linfática e o que ela pode fazer pelo corpo?

O que é Drenagem Linfática e o que ela pode fazer pelo corpo?

A drenagem linfática é uma tendência que você provavelmente notou sendo “a queridinha” de celebridades e aparecendo em seu feed do Instagram constantemente. É benéfico para quase todo mundo.

Então, o que exatamente é a massagem de drenagem linfática? O conceito é simples: é uma técnica de massagem suave que ajuda a mover a linfa pelo corpo.

A linfa é um fluido incolor feito de glóbulos brancos que coleta toxinas no sangue e se move pelo Sistema Linfático, a rede de tecidos, vasos sanguíneos e órgãos do corpo. Às vezes, a linfa se acumula no corpo, geralmente nos braços, pernas, cabeça e pescoço, e a drenagem linfática move manualmente o fluido para que o corpo possa metabolizá-lo.

A Drenagem Linfática é uma técnica de massagem manual com o objetivo de ativar, estimular e purificar o sistema linfático.

Ao contrário dos tecidos profundos ou de outros tipos de massagem, a drenagem linfática é muito mais suave, dependendo da pressão leve e do movimento circular principal. É extremamente leve, quase como um alongamento da pele que você faz em um padrão rítmico.

Aplicar muita pressão comprimiria o sistema linfático. Pense em uma mangueira. Posso mover um fluido em uma mangueira se o movimento for superficial, leve e contínuo. Mas se estiver pressionando forte, o fluxo é interrompido. O fluido não vai se mover e você não terá o benefício da Drenagem.

Quais são os benefícios da massagem de drenagem linfática?

A drenagem linfática pode ser usada para o bem-estar, combate a retenção de líquido e para tratar a condição de linfedema, onde o fluido se acumula e causa inchaço, geralmente nos braços e pernas. Às vezes, o linfedema é causado por Cirurgia, Gravidez (retenção de líquido) ou condições médicas como câncer de mama.

Benefícios da Drenagem Linfática

Às vezes a drenagem linfática é usada e frequentemente recomendada para pacientes que tiveram uma cirurgia que removeu os linfonodos. As vezes, os pacientes com câncer têm linfonodos removidos e, em seguida, impedem o fluxo adequado da linfa das mãos, braços e pernas.

Juntamente com o inchaço, o líquido acumulado costuma parecer pesado, pode impedir o movimento e causar dor. Uma drenagem linfática traz vários benefícios à saúde – o maior deles é o aumento do sistema imunológico. Ativa a circulação, drena o excesso de líquidos, estimula o sistema imunológico, incentiva o sistema nervoso parassimpático, diminui a dor e pode diminuir espasmos musculares.

A drenagem linfática também pode atuar como desintoxicante para o corpo. A linfa carrega toxinas para fora do corpo. Ela está lá para ajudar toxinas mais pesadas – bactérias, vírus, coisas assim – a se movimentar pelo que de outra maneira poderia permanecer estacionado em uma área do corpo.

Se você já abusou demais de álcool, açúcar ou alimentos processados ​​e acordou sentindo-se inchado, lento ou simplesmente não é o seu melhor, esse sentimento é o resultado de toxinas acumuladas em seu corpo. Uma sessão dessa Massagem Linfática pode ajudar a aliviar o inchaço e lentidão recuperar sua disposição. Já reparou que no Carnaval as Celebridades não abrem mão de sessões diárias de Drenagem Linfática?

Com que frequência devo fazer Drenagem Linfática?

A frequência com que você deve receber uma Drenagem Linfática depende do motivo pelo qual você está procurando uma. Os pacientes com linfedema podem precisar de uma sessão uma ou duas vezes por semana durante algumas semanas, por exemplo. Os massoterapeutas avaliarão os resultados do paciente e, se estiverem progredindo bem, poderão diminuir frequência.

Para o bem-estar geral e para se manter “sequinha“, uma vez por semana pode ser uma boa regra.

Quais as Contraindicações as Drenagem Linfática?

A drenagem linfática geralmente é segura para praticamente todos. Porém, pessoas com insuficiência cardíaca congestiva, condições hepáticas ou renais, histórico de coágulos sanguíneos, infecções atuais ou febre devem ter cuidado e conversar primeiro com seu médico.

Não Espere Mais! Entre em Contato e Marque sua Sessão de Drenagem Linfática

Drenagem Linfática em Belo Horizonte, entre em contato com a Denise Drenagem Linfatica BH no (31) 99413-9600